Para marcar o Dia de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita (19 de Outubro), uma série de ações de orientação e capacitação voltadas à prevenção da doença, bem como de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e da tuberculose, vem sendo implementada pela equipe do Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com instituições de ensino de nível técnico e superior.
A programação foi aberta no último dia 1º, com palestra sobre tuberculose para alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, com o clínico geral Celso Gomes, a psicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de Psicologia, Mariana Toesca. No dia 3, estagiários do ambulatório e acadêmicos de cursos da Universidade Paranaense (Unipar) e da UniAlfa Faculdade, tiveram capacitação sobre ISTs, com o infectologista Ricardo Delfine Perci e a psicóloga Lucinéia Ceolin.
Na última quinta-feira, 9, outra capacitação para estagiários de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal abordou a sífilis e infecções sexualmente transmissíveis com o médico Ricardo Perci e a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, assistente social Maria de Lourdes Gianini. E no dia 24 o tema será abordado com acadêmicos de Odontologia (4º e 5º anos) da Unipar, no campus-sede, com início às 14h. O conteúdo será apresentado pelo médico Ricardo Perci e pela psicóloga Lucinéia Ceolin.
A coordenadora do Ambulatório, Maria de Lourdes Gianini, lembra que a orientação e a capacitação são formas efetivas de prevenir doenças, “pois permitem sensibilizar os jovens sobre as formas de contágio, condutas preventivas, diagnóstico e tratamento das doenças”, disse.
Ela reforça que o ambulatório está à disposição para orientações, consultas e, se necessário, testes rápidos e dispensação de profilaxias pré-exposição (PREP) e pós-exposição (PEP). O endereço é avenida Rio Branco, 4488 – com entrada pela rua Perobal. O telefone de contato é o (44) 3906-1033.
Mín. 17° Máx. 23°