17°C 24°C
Umuarama, PR
Publicidade

Carreta Saúde da Mulher vai oferecer exames gratuitos a cidades da região de Mariluz

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, está a caminho para levar gratuitamente exames e serviços essenciais de prevenção para a população

31/10/2025 às 16h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
AEN-PR
AEN-PR

A saúde feminina da região de Mariluz (a 40 quilômetros de Umuarama), tem um endereço certo entre os dias 3 e 8 de novembro: o município será a sede regional da Carreta Saúde da Mulher. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está a caminho para levar gratuitamente exames e serviços essenciais de prevenção para a população.

A ação faz parte do programa Paraná Rosa, que reúne uma série de atividades voltadas à saúde da mulher. Também podem aproveitar a estrutura itinerante as mulheres das cidades vizinhas: Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da população da região comparecer e utilizar os serviços gratuitos. “A Carreta está percorrendo todas as regiões, levando consultas, exames e informações para as paranaenses, que podem aproveitar essa oportunidade para receber atendimento especializado perto de casa”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para as mulheres das cidades atendidas nesta semana, a orientação é fazer o agendamento prévio no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para a efetivação do atendimento na Carreta.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. Em Mariluz, os atendimentos serão feitos no Centro Cultural Professora Rose Arruda, localizado na Avenida Marília, 775, ao lado da Casa da Cultura.

A bordo do caminhão, que conta com equipamentos e equipe completa, estão disponíveis exames cruciais para a prevenção. Serão feitas mamografias bilaterais para rastreamento (mulheres de 40 a 74 anos) e diagnóstica, além da coleta de material para o Papanicolau (citopatológico) em mulheres de 25 a 64 anos.

A Carreta também oferece ultrassonografias transvaginal, de mamas e de tireoide, complementadas por orientações de promoção de saúde e autocuidado.

Com o objetivo de oferecer agilidade no diagnóstico, um dos diferenciais é o prazo de entrega: mulheres atendidas em exames de ultrassom já saem do local com os resultados em mãos. Para os exames de mamografia e citopatológico, será entregue um protocolo para acesso on-line aos laudos em prazos de até cinco dias úteis (mamografia) e quinze dias úteis (citopatologia).

PROGRAMA

Lançada em setembro, a Carreta Saúde da Mulher representa um investimento de R$ 10,8 milhões com o objetivo de percorrer todo o Estado e atender até 18 mil mulheres em mais de 60 cidades. O projeto é estratégico para reduzir ou zerar a demanda por exames em regiões prioritárias. Como exemplo de sucesso, a Carreta já zerou a fila de mamografia em Cerro Azul.

Os atendimentos iniciaram em 16 de setembro e a Carreta já percorreu as regiões Leste, Norte e Noroeste. O programa segue até dezembro e o itinerário previsto inclui atendimentos nas regiões Oeste, Sudoeste e também no Litoral.

A passagem por Mariluz marca a visita da Carreta ao 8º município polo. O balanço parcial da iniciativa, que cobre a metade do percurso planejado, já indica um alto impacto: até agora, foram realizados mais de 8,4 mil atendimentos gratuitos. Este total inclui 6.221 exames (mamografia, ultrassonografias e citopatologia) e 2.266 consultas médicas, demonstrando o avanço do projeto na ampliação do acesso à saúde feminina no Paraná.

Lenium - Criar site de notícias