Participe do nosso grupo no Whatsapp 
Na noite de ontem (15), por volta das 22h, foi registrada a queda de uma árvore de cerca de 15 metros na Rua Mandaguari. A árvore, da espécie sibipiruna, foi arrancada pela raiz e caiu sobre o muro de uma residência, interrompendo o fornecimento de energia na área e deixando os moradores sem luz.
A queda da árvore causou pânico entre os moradores, que imediatamente acionaram a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Corpo de Bombeiros. As equipes chegaram rapidamente ao local, mas, devido à presença de fios de alta tensão e fios de telefonia, não foi possível realizar a retirada da árvore naquele momento.
A Defesa Civil do Município foi acionada e, ainda durante a noite, fez uma avaliação técnica da situação. O trabalho inicial da equipe foi garantir a segurança da área, já que a árvore estava sustentada pelas fiações, o que representava risco de choque elétrico para os moradores e para as equipes de resgate. Após a análise, o protocolo oficial foi iniciado para o corte e remoção da sibipiruna.
Felizmente, não houve feridos durante o incidente, embora a queda tenha causado sérios transtornos. A árvore não oferecia mais riscos imediatos à segurança, pois a fiação de alta tensão foi desligada pela Copel. No entanto, antes de iniciar a retirada da árvore, as equipes aguardaram a chegada de técnicos da Copel para verificar se os sistemas de energia solar instalados nas residências da região estavam enviando energia para a rede elétrica já desligada, o que poderia prejudicar o trabalho de remoção.

De acordo com a Defesa Civil, não foram registrados ventos com velocidades capazes de derrubar árvores, que geralmente devem ser de mais de 60 quilômetros por hora. Eles acreditam que o solo muito umedecido pela grande quantidade chuvas que vem caindo na cidade, deve ter favorecido à queda. O solo saturado foi o fator determinante para que a sibipiruna não resistisse.
O procedimento de remoção da árvore será iniciado ainda hoje (16) pela manhã, assim que todas as condições de segurança forem atendidas. A situação ainda está sendo monitorada pelas equipes da Copel e da Defesa Civil, que devem trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia e garantir a segurança dos moradores da região.
Mín. 19° Máx. 27°