Participe do nosso grupo no Whatsapp 
Uma adolescente de 13 anos, moradora de Umuarama, recebeu hoje (28), alta médica no Hospital e Maternidade Norospar após ter sido atendida inicialmente depois de sofrer um acidente ofídico envolvendo uma cobra cascavel. A paciente, identificada pelas iniciais M.G.A.M., deu entrada no Pronto-Socorro da instituição às 23h47 de segunda-feira (26), após ser inicialmente atendida no Pronto Atendimento Municipal.
Segundo informações da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná, responsável pelo hospital, a jovem foi transferida ao Norospar em ambulância do município, após regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Assim que chegou à unidade hospitalar, a paciente recebeu atendimento imediato da equipe médica, seguindo rigorosamente os protocolos clínicos indicados para esse tipo de ocorrência.
Diante da gravidade potencial do envenenamento por cascavel, foi administrado soro anticrotálico (SAC), medicamento essencial para neutralizar a ação do veneno. A resposta inicial ao tratamento foi considerada satisfatória, permitindo a estabilização do quadro clínico da adolescente.
Após os primeiros cuidados, a paciente foi internada na Enfermaria Pediátrica, onde permanece sob observação contínua. Ela está sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional, passando por avaliações clínicas frequentes e exames laboratoriais para monitoramento da evolução do quadro. Conforme informado pela instituição, o estado de saúde é estável, a paciente encontra-se consciente e orientada, porém ainda não há previsão de alta médica.
Além do atendimento à vítima, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o recolhimento da serpente, medida fundamental para evitar novos acidentes e garantir a segurança da população da região.

Por sua vez, os bombeiros acionaram as equipes do IAT (Instituto Água e Terra de Umuarama) que capturaram a serpente, analisaram, verificando que trata-se de um filhote com cerca de um ano e meio de idade. Depois a cascavel foi libertada em uma área de mata defina pelos profissionais.
Em nota, o Hospital e Maternidade Norospar reforçou seu compromisso com uma assistência segura, ágil e responsável, destacando a importância do atendimento rápido e integrado entre os serviços de saúde em situações de emergência. O caso serve de alerta para os cuidados necessários em áreas onde há registro de animais peçonhentos, especialmente durante períodos de maior atividade dessas espécies.
Mín. 21° Máx. 33°