Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A Polícia Federal deflagrou hoje (11), a Operação Somnus para desarticular um grupo suspeito de produzir e compartilhar, pela internet, vídeos de violência sexual contra mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente quando estavam sob efeito de sedativos.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará, Pará, Santa Catarina e Bahia. A ação é resultado de uma investigação iniciada em 2025, após informações repassadas por meio de cooperação policial internacional coordenada pela Europol, agência que integra autoridades de diversos países no combate ao crime organizado.
A partir dos dados compartilhados, a PF identificou a atuação de uma rede estruturada dedicada à circulação desse tipo de conteúdo criminoso em ambientes virtuais. Pelo menos sete brasileiros são investigados por possível envolvimento no esquema.
Segundo a corporação, durante as apurações foram localizadas mensagens nas quais os suspeitos tratavam sobre o uso de medicamentos com efeito sedativo. As conversas indicariam conhecimento sobre substâncias, possíveis dosagens e efeitos, o que teria sido utilizado para facilitar a prática dos crimes.
Nas diligências realizadas nesta quarta-feira, os agentes apreenderam celulares, computadores, dispositivos de armazenamento e outros equipamentos eletrônicos. O material será submetido à perícia técnica para aprofundar as investigações e identificar eventuais outras vítimas e envolvidos.
Os investigados poderão responder por crimes como estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro. A apuração está amparada na Lei nº 13.642/2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes praticados na internet que envolvam conteúdo de ódio ou violência contra mulheres.
Mín. 20° Máx. 33°