22°C 32°C
Umuarama, PR
Publicidade

Smel discute política municipal para a área de esporte e lazer com entidades locais

As ações serão realizadas em etapas com a finalidade de estruturar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer

26/03/2025 às 10h45
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Visando aprimorar o plano do governo municipal na área esportiva e estreitar o relacionamento com entidades e agentes do setor, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) realizou o 1º Encontro de Gestão do Esporte em Umuarama, no auditório do Senac local.

Se reuniram representantes de 14 entidades e mais 12 pessoas avulsas, atuantes nas modalidades de taekwondo, jujitsu, rugby, futebol, voleibol, handebol, futsal, atletismo, tênis, xadrez e mais a Associação Cultural e Esportiva de Umuarama (Aceu).

As ações serão realizadas em etapas, segundo o secretário Gentil Soares de Lima. A finalidade é estruturar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer. “Apresentamos a política pública para o esporte, planejada pelo governo municipal, que embasará ações com foco no desenvolvimento do esporte em suas mais diversas manifestações – alto rendimento, educacional, comunitário/social, paradesporto e o atendimento às populações especiais”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário apresentou passo a passo os procedimentos legais para fundamentação de projetos e ações (plano de ação e aplicação dos recursos) e as normas e leis que fundamentam as prestações de contas para as entidades que possuem convênios por meio de emendas impositivas da Câmara de Vereadores ou direto com a Smel (chamamento público).

Os coordenadores da Smel disponibilizaram o edital do Pro Esporte (programa estadual que prevê destinação de R$ 50 milhões ao ano) para captação por meio de projetos esportivos e de lazer. “O pessoal foi orientado em detalhes sobre onde e como preparar um bom projeto e inserir na plataforma do Pro Esporte, visando a aprovação. Isso facilitará o trabalho das entidades”, acrescentou a coordenadora Karina Moraes.

No encontrou foi expressada ainda a atenção do prefeito Fernando Scanavaca ao setor esportivo. “O prefeito tem uma preocupação enorme e visa, no médio prazo, levar atividades ao maior número possível de crianças e adolescente em programas municipais de prática esportiva e lazer”, disse o secretário de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, que representou o prefeito no evento.

Para isso, a Smel já mapeou as reformas de praças esportivas (cerca de 22 unidades entre campos, pistas de skate e ginásios) e elabora a forma de contração de técnicos desportivos por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), visando dotar todos os espaços que já possuem condições de infraestrutura, atividades de treinamento e escolinhas esportivas.

Lenium - Criar site de notícias