Até o próximo dia 28 de março, os alunos do 2º ano da rede municipal de ensino de Umuarama estão participando da Avaliação de Fluência Leitora. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), tem como objetivo medir o nível de fluência na leitura dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Em 2025, a Seed realizará duas edições da avaliação, ambas com correção externa feita pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed). A primeira aplicação ocorre agora, neste mês de março, enquanto a segunda está prevista para novembro, com data ainda a ser definida.
A Avaliação de Fluência Leitora integra o Programa Educa Juntos, do Estado do Paraná, e está alinhada ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do qual o município de Umuarama faz parte.
“Essas iniciativas visam fortalecer a alfabetização infantil e garantir que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para um bom desempenho escolar”, afirmou a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak. Ela lembra que todas as 22 escolas municipais de Umuarama participam da avaliação.
A secretária de Educação destaca a importância da avaliação como uma ferramenta essencial para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e implementar estratégias pedagógicas que possam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
Mín. 22° Máx. 32°