A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta semana um ciclo de palestras gratuitas para produtores, feirantes, técnicos responsáveis por estabelecimentos que manipulam Produtos de Origem Animal (POA) e demais profissionais interessados, em parceria com a empresa Bequality Cursos.
A primeira palestra, no anfiteatro da Prefeitura, teve como tema ‘Boas práticas de fabricação’ e abordou condições e procedimentos higiênico-sanitários e operacionais sistematizados, aplicados em todo o fluxo de produção, com o objetivo de garantir inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos de origem animal.
Cerca de 30 pessoas participaram do primeiro curso do ciclo e, ao longo do primeiro semestre, mais três encontros serão realizados. Conforme o secretário de Agricultura, Geraldo Remor Pikler, a intenção é alcançar um público maior nas próximas palestras, que terão como temas Gestão de estoque e controle de validade (17/04); Responsabilidade técnica em indústrias de POA (21/05); e Rotulagem de produtos de origem animal (18/06).
Com as palestras, a Secretaria de Agricultura busca fomentar a educação sanitária no município, uma vez que todos os produtos de origem animal – comestíveis, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou que transitem pelo município – devem ser obrigatoriamente fiscalizados e inspecionados, conforme a lei 4.698/2023.
Nesse contexto, estabelecimentos que atuam com produtos de origem animal devem estar obrigatoriamente registrados em Serviço de Inspeção pertinente. “A administração pública tem cumprido seu papel no dever de reduzir o número de estabelecimentos informais e clandestinos, visando a saúde pública do município”, acrescentou Ana Paula Molinari Candeias, médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal, que conta com o serviço administrativo da servidora Gabriella Giovana Zampar.
As palestras serão realizadas no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, sempre com início às 14h, e as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp da Secretaria de Agricultura – (44) 98823-0242.
Mín. 18° Máx. 21°