A secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, e a chefe da Divisão Especial da Mulher, Márcia Cristina de Souza, receberam um veículo 0 km destinado a Umuarama pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em Curitiba, na última segunda-feira, 31. Elas foram à capital para o evento “Cuida Mais Paraná”, com presença do governador Ratinho Junior e do renomado médico Drauzio Varela, que abordou os desafios para o fortalecimento do cuidado à mulher e políticas inclusivas.
O veículo ajudará a reforçar as ações da política da mulher no município, afirmou Maria Luisa. “Umuarama foi contemplada por meio da resolução 05/2025, como parte Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres”, explicou.
O objetivo do programa é valorizar e reconhecer as iniciativas municipais e priorizar na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas às mulheres, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.
“Essa conquista se deve à importância e ao compromisso da administração do prefeito Fernando Scanavaca com uma política pública de qualidade, que atenda aos interesses de todos os segmentos da população, especialmente os mais fragilizados”, destacou a secretária.
O repasse do veículo foi feito pelo governador e pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deputada Leandre Dalponte, durante o Encontro Estadual Cuida Mais Paraná. O oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella abriu a programação com a palestra “Cuidado, equidade e reconhecimento: Desafios e caminhos para o fortalecimento das mulheres e idosos”.
Durante uma hora, ele abordou aspectos da vida humana desde a infância até a velhice. “Éramos um país jovem, com muitas crianças e poucos velhos, onde a expectativa de vida era curta. Poucos chegavam aos 60 anos. Hoje você não encontra uma família que não tem alguém mais velho, às vezes com muita idade, precisando de acolhimento e atenção”, afirmou.
Drauzio Varella também ressaltou o papel das mulheres, que têm se transformado ao longo da história, ampliando a participação na sociedade. Entretanto, elencou diversos desafios a serem superados. No evento foram entregues 72 veículos para municípios usarem em ações voltadas à mulher e foi lançado o projeto Casa da Mulher Paranaense, que criará espaços de proteção, qualificação profissional e atendimento multidisciplinar.
Mín. 18° Máx. 24°