O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), que neste ano tem como tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, movimentou todas as escolas e centros municipais de educação infantil de Umuarama.
Nos últimos dias, professores e alunos abordaram o assunto e se envolveram em atividades culturais para reforçar a importância de entender a realidade e conviver em harmonia com os coleguinhas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O resultado dos trabalhos foi mostrado em exposições ontem (quarta-feira, 2), em várias unidades educacionais da sede e distritos. Foram produzidas inúmeras faixas e cartazes, demonstrando criatividade, talento e engajamento dos alunos na compreensão, inclusão e valorização do autista, destacando cores e símbolos relacionados ao TEA.
Na foto abaixo, a ação realizada com alunos da Escola Municipal Malba Tahan.
Algumas escolas criaram portais (em tecido TNT ou balões azuis) para recepcionar os alunos, com a defesa da inclusão, auxílio, entendimento, respeito e apoio. “Paredes inteiras foram decoradas com o envolvimento de toda a equipe das escolas e CMEIs e dos mais de 10 mil alunos da rede municipal, demonstrando a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a solidariedade da nossa comunidade escolar com a causa”, destacou a secretária de Educação do município, Letícia Labiak Pereira.
Mín. 20° Máx. 29°