Com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’, Umuarama realiza na próxima semana a 7ª Conferência Municipal da Cidade, promovida pela Prefeitura, ConCidades (Conselho das Cidades), Ministério das Cidades e Governo Federal, sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU).
O encontro entre a população, sociedade civil organizada e poder público será dia 29 de abril no Anfiteatro Haruyo Setogutte (Paço Municipal), das 8h às 12h, e no Campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), das 13h30 às 18h.
“A conferência é o foro municipal de debate do direito à cidade, aberto a todos os segmentos da sociedade organizada e do poder público e convocada pelo chefe do Executivo, prefeito Fernando Scanavaca”, explicou o secretário municipal de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho.
Dentre os objetivos, a conferência visa mobilizar a sociedade para estabelecer agendas, metas e planos de ação para enfrentar problemas sociais; propiciar participação popular na formulação de proposições e realização de avaliações permanentes sobre a função social da cidade e da propriedade; unir autoridades e gestores com os diversos segmentos da sociedade em torno de assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; e eleger delegados à 7ª Conferência Estadual das Cidades.
“Queremos avançar na construção das políticas de desenvolvimento urbano, indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e órgãos competentes do Estado e município, ligados ao desenvolvimento regional, urbano e rural, e avaliar os resultados das deliberações das demais conferências, da atuação do Conselho de Municipal da Cidade (CDU), dos avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, acrescentou o secretário.
As discussões foram divididas em três eixos temáticos. O primeiro debaterá a articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas, com o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco; o segundo tratará de gestão estratégica e financiamento, com Sérgio Vercezi; e o terceiro abordará grandes temas transversais, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto.
Umuarama será representada na 7ª Conferência Estadual da Cidade por 28 delegadas e delegados e seus respectivos suplentes, eleitos na plenária municipal, sendo oito do Executivo, sete de movimentos populares, quatro do Legislativo, três dos trabalhadores, três dos empresários, dois de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e um de organizações não-governamentais. Um relatório final será encaminhado à comissão organizadora da conferência estadual.
Mín. 17° Máx. 24°