“Desacelere, retome o controle e ative o modo on-line para vida real. Você não é um robô”. Com este slogan, a campanha de trânsito Maio Amarelo lançada ontem (5), em Umuarama, pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), busca conscientizar os motoristas para a direção segura, a fim de reduzir os números de acidentes e de vítimas do trânsito.
O evento, no auditório da Sestram, teve a presença do prefeito Fernando Scanavaca, do secretário Valdecir Capelli (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), dos presidentes da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, e da Câmara Municipal, Luiz Antônio Caviquioli, vereadores, secretários municipais, representantes do Detran/Ciretran e de órgãos estaduais, da Polícia Militar, Defesa Civil e o comandante da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, entre outras autoridades, e contou com um café da manhã para os convidados e a imprensa presente.
“Todos nós estamos inseridos no trânsito e devemos buscar formas de minimizar os riscos. Este ano, a campanha foca na conexão com o mundo real, a atenção e o respeito às regras na condução de veículos. Precisamos desconectar das redes sociais e nos conectarmos com a segurança, com a vida, para evitar acidentes”, destacou o secretário Capelli. Para ele, a tecnologia deve ser aliada e não uma distração para os motoristas e pedestres.
O secretário destacou que além do número elevado de acidentes, a alta velocidade e o avanço de preferenciais proporciona colisões graves e muitos feridos, além de provocar mortes, “tudo isso agravado pela falta de atenção devido ao uso de celular na direção”, completou.
Por isso, a campanha Maio Amarelo trabalha em três eixos específicos: ‘Celular e direção não combinam’, ‘Não precisa correr para chegar lá’ e ‘No trânsito, de atenção ao que importa no momento: a direção’.
Estudos indicam que o uso de celular ao volante aumenta em até 400% o risco de acidentes e reduz em 37% o tempo de resposta, além de ser infração gravíssima. Para baixar a velocidade, a campanha orienta os moradores a saírem mais cedo de casa e lembra que a 50 km/h um pedestre tem 20% de chances de morrer, enquanto a 60 km/h esse risco sobe para 80%.
Outras dicas que fazem a diferença para a segurança no trânsito são o suo de seta, distância de 1,5 metro de ciclistas e patinetes, olhas duas vezes antes de mudar de faixa ou virar para o lado, reduzir a velocidade perto de escolas, ciclovias e locais de circulação de pedestres e atenção redobrada quando passar próximo de ciclistas, patinetes e pedestres.
O prefeito Fernando Scanavaca falou das mudanças que está implantando para melhorar a mobilidade urbana, a agilidade do transporte coletivo e a rapidez para os veículos de emergências, os investimentos em tecnologia para controlar o tráfego e a importância do cuidado dos motoristas para a segurança própria e dos pedestres no trânsito.
“Espero que os motoristas tenham mais responsabilidade. Educar as crianças é muito importante para o futuro, mas o motorista tem que ser melhor preparado, com mais responsabilidade, e nós vamos melhorar a fiscalização para fazer cumprir as regras de trânsito”, completou o prefeito.
Mín. 17° Máx. 26°