Uma grande estrutura para reforçar o combate e repressão aos crimes transfronteiriços, melhorando a segurança pública na região de Umuarama até a divisa com o Paraguai, foi inaugurada ontem (quinta-feira, 8) a sede própria da 4ª Companhia o Batalhão de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná.
A unidade concentra a prevenção e repreensão de diversos tipos de delitos, realizando patrulhas, abordagens, fiscalização de veículos, combate ao tráfico de entorpecentes, armas, contrabando e outros crimes. Esta subunidade, desde sua criação em 2022, como pelotão, combate com firmeza o crime organizado, com apreensão superior a 25 toneladas de drogas, 26 armas de fogo e munições, 49 veículos recuperados, 265 prisões e 41 apreensões de menores, atuando nos 35 municípios de sua área de cobertura.
A nova sede proporciona um ambiente mais adequado para a gestão de demandas operacionais, treinamento e instrução, auxiliando os 28 policiais e futuros colaboradores. A elevação ao status de companhia surgiu da necessidade de uma melhor estrutura para ampliar a capacidade logística, aumentando sua envergadura no combate ao crime.
O terreno foi doado pela Prefeitura de Umuarama com 3.900 m² e os recursos para construção vieram do Ministério Público do Trabalho, sob administração do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). O valor estimado da obra é de R$ 3 milhões, que custearam a construção dos muros, prédio administrativo, canil e futuras instalações de academia e sala de lutas.
Autoridades, oficiais e pessoas que colaboraram para a construção da unidade – entre elas o prefeito Fernando Scanavaca – foram homenageadas com uma placa oferecida pelo comando da 4ª Cia do BPFron, que recebeu duas novas viaturas do governo do Estado. As chaves foram entregues pelo comandante-geral da PM/PR, coronel Jefferson Silva, e pelo comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Paulo Renato Siloto, ao comandante do BPFron, tenente-coronel Divonsir de Oliveira Santos.
O prefeito Fernando Scanavaca lembrou sua atuação parlamentar em favor da criação do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar, agradeceu o apoio do governador Ratinho Junior e do comando da PM/PR, que possibilitou a obra com o apoio da Prefeitura, do Ministério Público do Trabalho e da sociedade, por meio do Conseg. Lembrou os bons índices de segurança de Umuarama e região, mas aproveitou para pedir mais efetivo para a Polícia Militar e Civil ao coronel Jefferson Silva, “pois a maioria dos soldados formados na escola militar não ficam na nossa cidade”, afirmou.
O capitão Namur Hamilton Zandona, comandante da 4ª Cia, relatou todos os passos desde a criação do pelotão de Umuarama, as dificuldades superadas e a alegria de participar da construção da nova sede, agradecendo a todos que tiveram participação. Por fim, os convidados visitaram as instalações e foram brindados com um café da tarde.
O ato reuniu ainda policiais do Mato Grosso do Sul, vários oficiais da PM/PR, juízes, promotores de Justiça, procuradores, prefeitos e políticos da região, o presidente da Câmara de Umuarama, Luiz Antonio Caviquioli, vereadores, secretários municipais, o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, o presidente do Conseg, Arlindo Vieira dos Santos, e diversas lideranças locais.
Mín. 19° Máx. 30°