19°C 30°C
Umuarama, PR
Publicidade

Exposição celebra os 35 anos do Umuaraminha como símbolo oficial de Umuarama

O cartunista Marcos Vaz lembrou que o Umuaraminha nasceu em 1986, dentro da Turma do Brilhante

09/05/2025 às 11h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

O Centro Cultural Vera Schubert sediou a celebração dos 35 anos da oficialização do personagem Umuaraminha como um dos símbolos do município de Umuarama. Foi um momento de grandes emoções, coordenado pelo secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, especialmente para o criador do personagem, o cartunista Marcos Vaz.

Fã declarado do Umuaraminha, o secretário Rodrigo Pereira conhece até mesmo ‘de cor’ o hino do indiozinho Xetá. Ele relembrou a trajetória do personagem, destacou o brilhantismo do cartunista — que levou o nome de Umuarama para todo o Estado e o país, com uma carreira de sucesso — e ressaltou a importância dos símbolos oficiais do município, em especial do indiozinho, que é muito querido pelas crianças.

Emocionado, Marcos Vaz falou sobre a grande responsabilidade de seu personagem: “Por ser símbolo de uma das melhores cidades brasileiras, Umuarama, e, além disso, por representar os povos originários da etnia Xetá, que ocupavam essas terras nos primórdios da nossa história”, comentou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O cartunista foi parabenizado pela vice-prefeita Márcia Bononi, que representou o prefeito Fernando Scanavaca na homenagem, e pela secretária de Educação, Letícia Labiak, no evento. Ele lembrou que o Umuaraminha nasceu em 1986, dentro da Turma do Brilhante.

“Os personagens foram criados nos anos 1980, inspirados em meus amigos da baixada da rua Arapongas. Em 1989, por sugestão da minha professora de Português, Judith Barbisan (in memoriam), desenvolvi o Projeto Umuaraminha para transformar o personagem em mascote da cidade”, recordou Marcos Vaz.

Com o apoio da socialite Cléa Larsen, o projeto foi apresentado a diversas pessoas de destaque na cidade — empresários, agropecuaristas, professores, entre outros. “Nessas andanças, chegamos à Câmara Municipal e, por sugestão do então vereador Mário Rocha (in memoriam), o personagem tornou-se símbolo oficial da cidade, sendo incluído na Lei Orgânica Municipal em 1990, com aprovação unânime dos vereadores e a chancela do prefeito Alexandre Ceranto (também já falecido)”, relatou.

O personagem foi oficialmente instituído como símbolo de Umuarama com a promulgação da Lei Orgânica, em 5 de abril de 1990. Na exposição, no Centro Cultural, os visitantes podem acompanhar as várias fases do indiozinho, que evoluiu ao longo da carreira do cartunista e hoje veste as cores da bandeira da Capital da Amizade, sem perder os traços indígenas e a pureza da infância.

Lenium - Criar site de notícias