18°C 30°C
Umuarama, PR
Publicidade

Especialista alerta para a evolução das fraudes documentais

A inteligência artificial pode ser usada como aliada no combate ao crime digital que afeta setores como financeiro e saúde

20/05/2025 às 17h56
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
designed by Freepik
designed by Freepik

As fraudes digitais envolvendo manipulação de documentos têm se tornado cada vez mais sofisticadas, representando um desafio crescente para diversos setores, como financeiro e saúde.

Segundo dados divulgados pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), fraudes bancárias digitais e golpes por cartões alcançaram R$ 10,1 bilhões no Brasil em 2024. Já na saúde, o estudo “Fraude no sistema de saúde brasileiro” da PwC Brasil aponta que o impacto das fraudes consome mais de 10% das receitas das operadoras. 

Esses crimes incluem falsificações de documentos como comprovantes de renda e endereço, notas fiscais, recibos financeiros, pedidos de reembolso e documentos médicos e de saúde e podem gerar prejuízos financeiros expressivos, mas também comprometer a confiança nos sistemas financeiros e nos serviços de saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo José Oliveira, Chief Technology Officer da Caf, empresa especializada em soluções de combate à fraude, esse cenário exige o desenvolvimento de tecnologias avançadas para detecção e prevenção, especialmente com o uso de inteligência artificial (IA).

“Os fraudadores são muito criativos e estão continuamente aprimorando seus métodos, e por conta disso, soluções baseadas em IA, por sua capacidade de analisar documentos digitais não estruturados, podem ser grandes aliados na identificação de padrões suspeitos com alta precisão”, explica Oliveira.

O especialista explica que a análise de metadados é uma das principais ferramentas utilizadas por essas tecnologias. Por meio dela, é possível identificar inconsistências em arquivos, como alterações em pixels, fontes utilizadas ou editores de imagem. Por exemplo, um comprovante de renda editado em um software como Photoshop pode ser detectado automaticamente por sistemas avançados. Além disso, divergências sutis que escapam à análise humana são rapidamente identificadas, garantindo maior confiabilidade na verificação.

“Com a evolução contínua das fraudes digitais, torna-se indispensável investir em tecnologias que combinem inteligência artificial e aprendizado de máquina para proteger empresas e consumidores, não apenas para mitigar riscos financeiros, mas também contribuindo para a sustentabilidade e credibilidade dos setores mais vulneráveis a esse tipo de crime”, pontuou José Oliveira.

Sobre a Caf

Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, entre outras.

Lenium - Criar site de notícias