18°C 25°C
Umuarama, PR
Publicidade

Quase 1.200 umuaramenses se vacinaram contra a gripe em ação especial no sábado

Foram ministradas 250 doses da vacina no shopping, 402 doses na frente do supermercado e 541 na Praça Arthur Thomas

10/06/2025 às 09h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A ação especial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe realizada no último sábado, 7, pela Secretaria Municipal de Saúde, superou as expectativas. A mobilização aconteceu entre as 8h e 17h em três pontos de grande movimento – a Praça Arthur Thomas, o Shopping Palladium e a avenida Brasil, na frente do Supermercado Capioto, e um total de 1.193 umuaramenses aproveitaram o dia para receber a vacina contra a influenza.

Conforme a coordenadora de vacinas do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Vitória Todero Uliana, foram ministradas 250 doses da vacina no shopping, 402 doses na frente do supermercado e 541 na Praça Arthur Thomas. “O resultado foi muito bom e esperamos que a população continue vacinando”, avaliou.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, acompanhou a ação e reforça a importância da vacina para evitar complicações. “Estamos com os hospitais lotados, devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias, e esse clima de inverno é propício para circulação de vírus. Por isso, é muito importante tomar a vacina da gripe para evitar quadros graves e maiores riscos à saúde”, orientou.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento foram aplicadas 21.390 doses da vacina à população de Umuarama na campanha deste ano, o equivalente a 34,51% do público-alvo (gestantes, crianças e idosos) – que somam 31.424 pessoas. Vale destacar que a vacina está liberada para todos os umuaramenses, a partir de 6 meses de vida.

É muito importante vacinar a população em massa, para criar barreiras contra a gripe e outras doenças respiratórias. “Quanto mais pessoas se vacinarem, menor será a circulação do vírus e as pessoas se tornarão mais resistentes tanto ao contágio quanto ao agravamento dos sintomas, reduzindo a pressão sobre os hospitais e o sistema de saúde como um todo”, completou a secretária Lisbeth Scanavaca.

Trivalente

A vacina aplicada é trivalente, protegendo contra as principais cepas do vírus Influenza em circulação, incluindo o H1N1, H3N2 e a linhagem B. A imunização é segura, gratuita e considerada a principal forma de evitar complicações da doença, como pneumonias, hospitalizações e óbitos, especialmente entre pessoas mais vulneráveis.

Lenium - Criar site de notícias