O projeto ‘Refeição nas Férias’, criado por sugestão do prefeito Fernando Scanavaca para garantir a merenda aos alunos da rede municipal, durante o recesso escolar, começou a distribuir alimentos prontos para o consumo já no primeiro dia de férias. Além de um prato com arroz, feijão, carnes e legumes variados, o cardápio também inclui frutas.
“Queremos assegurar que os alunos tenham continuidade no consumo de uma refeição completa e adequada, nutricionalmente, durante o período de recesso escolar. Isso contribuirá para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.
A nutricionista do programa de merenda escolar do município, Anaysa Borges Soares – que coordena o projeto, ao lado das nutricionistas Adriela Albino Rydlewski Ito e Geovana Smiderle Hornburg –, explica que os alimentos usados nas refeições são custeados com recursos livres do município.
“Foi um trabalho em conjunto, que teve grande empenho de todos, da equipe da Divisão de Alimentação Escolar no planejamento e logística; das intuições de ensino no contato com as famílias; e principalmente o trabalho das merendeiras, que estão confeccionado as marmitas com dedicação”, acrescentou Anaysa.
O projeto não faz parte da merenda escolar, por estar fora dos dias letivos. Ele foi idealizado pela secretária de Educação e pelo prefeito, após identificarem a demanda na rede municipal de educação. As refeições são distribuídas em marmitas térmicas, entregues no período das 11h30 às 12h30.
O prefeito Fernando Scanavaca lembra que, além de garantir uma refeição de qualidade aos alunos, o projeto também reforça a renda dos pequenos produtores. “Muitos dos alimentos que compõem o cardápio das marmitas vêm da agricultura familiar, pois são adquiridos por meio de uma parceria com a cooperativa dos pequenos produtores rurais de Umuarama – a Cooperu”, explicou.
Os estabelecimentos de ensino foram agrupados conforme a demanda de alunos. A distribuição vem sendo feita em 26 unidades educacionais. A maior adesão ocorreu na Escola Municipal Professora Analides de Oliveira Caruso, no Parque Industrial, com 163 crianças. Na Escola Rui Barbosa (mais CMEI Madre Paulina), no Parque Daniele, 44 crianças foram cadastradas e na Escola Tarsila do Amaral, no Conjunto Sonho Meu, 41 alunos estão no projeto.
Ao todo, 606 estudantes aderiram ao programa para receberem a refeição diariamente, de segunda a sexta-feira. A retirada pode ser feita pelo pai/responsável e a porção é individual, já que um dos objetivos é suprir a falta de merenda durante as férias.
“É com atenção especial aos alunos, seja na alimentação equilibrada e garantida mesmo nas férias, como na melhoria estrutural das escolas e CMEIs e na qualificação dos profissionais, que vamos melhorar a educação em nosso município. E já estamos colhendo bons resultados, como a melhora no desempenho dos nossos alunos na Prova Paraná. Logo teremos mais novidades”, anunciou o prefeito Fernando Scanavaca.
Mín. 17° Máx. 25°