O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê – cidade localizada a cerca de 55 quilômetros de Umuarama –, é um dos vencedores da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, posicionando-se entre as cinco escolas públicas do Brasil com maior qualidade na oferta de Ensino Médio. Também é o único da região Sul a receber a premiação. O Estado se destacou com sete reconhecimentos, no total. Estudantes, escolas e municípios foram contemplados pela iniciativa, que valoriza talentos, esforços e políticas públicas de sucesso na educação básica brasileira. Os prêmios foram entregues pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (11), em Brasília.
Além do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, as estudantes egressas da rede estadual Thaís Marmentini e Yasmin Azevedo foram premiadas pela excelência na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Também receberam prêmios as escolas municipais São José, de Ipiranga, e Jayme Canet, de Paranaguá, que se destacaram nas categorias Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respectivamente. Serranópolis do Iguaçu esteve entre os municípios premiados na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto Porecatu foi destaque em Educação em Tempo Integral.
“O Paraná é referência quando o assunto é política pública educacional, uma vez que temos a melhor educação do Brasil”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Estes resultados refletem os investimentos do Governo do Estado para que nossas escolas, estudantes e redes de ensino avancem cada vez mais na construção de uma educação pública gratuita, inclusiva e de excelência a todos os cidadãos”, disse o secretário.
O destaque paranaense no Prêmio MEC da Educação reflete o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dois anos. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto de 2024, revelam que o Paraná teve a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) quanto no Ensino Médio.
O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê atende mais de 370 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A instituição também oferta curso Técnico em Enfermagem integrado ao Ensino Médio ou na modalidade subsequente, destinada a estudantes que já concluíram a educação básica.
“Essa premiação valoriza o esforço de toda a comunidade escolar. Com certeza, é um ganho para melhorar a educação dos nossos alunos, tornando todos ainda mais engajados”, ressalta a diretora, Vera Favini.
O colégio já havia recebido incentivos do Governo do Estado em 2024, devido à qualidade educacional. As honrarias incluíram premiações e certificados Escola Diamante e Escola Ouro, que celebram o desempenho absoluto e os avanços na nota do Ideb, respectivamente.
Conforme a direção escolar, a oferta de educação em tempo integral também foi um dos fatores responsáveis pelo destaque nacional. Desde 2022, o colégio conta com turmas em dois turnos – modalidade que atende hoje a alunos do Ensino Fundamental.
“O investimento que o Governo do Paraná faz na educação e o fato de a escola ofertar educação em tempo integral nos levaram ao prêmio. Os alunos que aceitaram essa modalidade vinham à escola com interesse em aprender, então os professores conseguiram aprofundar ainda mais os conhecimentos”, conta Vera.
Como reconhecimento pelo Prêmio MEC da Educação Básica, o colégio recebeu troféu, certificado e um aporte de R$ 100 mil para investimentos. Conforme a direção, o valor será destinado a melhorias na infraestrutura escolar, após deliberação em conjunto com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).
Mín. 12° Máx. 24°