Um jovem talento da educação pública do Paraná está se destacando no cenário estadual graças ao poder transformador da leitura. Vittor Henrique Dias, de apenas 13 anos, aluno do 8º ano do Colégio Estadual do Campo Bairro Catarinense, em Francisco Alves – município que integra o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama –, foi reconhecido como Estudante Leitor do Paraná pelo programa Leia Paraná, promovido pelo Governo do Estado.
O título é concedido aos estudantes da rede estadual que se destacam em número e qualidade de leituras realizadas por meio da plataforma digital do programa. No primeiro semestre de 2025, Vittor leu 16 livros, todos registrados automaticamente pelo sistema. A conquista é resultado do seu engajamento pessoal e do trabalho da equipe pedagógica da escola.
Feliz com o reconhecimento, o estudante compartilhou o impacto da leitura em sua vida.
“A cada livro eu aprendo algo novo. Gosto de imaginar as histórias e isso me ajuda também a ser melhor nos estudos”.
A chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Ana Zanata, parabenizou o aluno e toda a equipe escolar.
“É um orgulho ver nossos estudantes explorando novos caminhos por meio da leitura. Cada página lida representa um passo na construção do conhecimento e na ampliação de horizontes”.
A conquista de Vittor ganha ainda mais relevância diante de um cenário nacional preocupante. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, mais da metade da população brasileira (53%) afirmou não ter lido nenhum livro – impresso ou digital – no último ano.
“Para nós é uma alegria muito grande ver que estamos conseguindo formar uma nova geração de leitores que mudará essa realidade”, afirmou a direção do colégio.
O Leia Paraná é um programa estadual que visa estimular o hábito da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. A iniciativa oferece acesso gratuito a uma biblioteca digital com 60 títulos de diversos gêneros e áreas do conhecimento. Com isso, busca-se desenvolver competências leitoras, ampliar repertórios e incentivar o gosto pela leitura desde a escola.
A premiação de Vittor é mais do que um reconhecimento individual: é uma inspiração para milhares de outros estudantes e uma prova de que o incentivo certo pode transformar jovens leitores em protagonistas de suas próprias histórias.
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