Na manhã de ontem (segunda-feira, 20), Scanavaca e o secretário municipal de Obras, Renato Caobianco, acompanharam de perto o serviço de desobstrução de bueiros no Jardim Kennedy, um dos bairros mais afetados pelos alagamentos. Um caminhão equipado com jato d’água de alta pressão e sistema de sucção de resíduos foi contratado para auxiliar na limpeza de galerias nos pontos mais críticos.
De acordo com Caobianco, o entupimento das redes pluviais é agravado pelo descarte incorreto de resíduos nas vias públicas. “Encontramos de tudo: garrafas PET, pneus, brinquedos, sacos plásticos, pedaços de madeira, restos de construção e até cimento. Há quem lave betoneiras na rua e despeje o concreto nos bueiros. O material endurece e bloqueia o escoamento da água”, explicou.
O prefeito reforçou o apelo à população para que adote práticas responsáveis no descarte do lixo. “Muitas vezes, as pessoas varrem a calçada e jogam o lixo no bueiro achando que é inofensivo, mas isso causa grandes transtornos. Quando a água não tem por onde escoar, os alagamentos acontecem, danificando imóveis e comprometendo a segurança das pessoas”, alertou Scanavaca.
Ele lembrou que Umuarama dispõe de coleta regular e diária de lixo doméstico, coleta semanal de recicláveis, serviço periódico de retirada de volumosos e um aterro sanitário licenciado, apto a receber diversos tipos de resíduos. “Temos uma estrutura completa para o manejo do lixo. Mas é fundamental que cada cidadão faça sua parte. Não podemos mais conviver com a cultura de jogar resíduos nas ruas”, destacou o prefeito.
Com a colaboração da população, a Prefeitura de Umuarama pretende iniciar novas obras de drenagem o quanto antes. A expectativa é que, nos próximos meses, seja elaborado o projeto técnico executivo, que definirá as intervenções prioritárias. “Essa parceria com o Governo do Paraná representa um marco na história de Umuarama. Estamos unindo esforços para acabar de vez com os alagamentos e garantir uma cidade mais segura, limpa e sustentável para todos”, finalizou o prefeito.
Mín. 11° Máx. 24°