18°C 29°C
Umuarama, PR
Publicidade

Assembleia Legislativa sedia Etapa Sul da Conferência Nacional da Polícia Penal

Evento promovido por entidades da categoria e pelo Governo do Estado debate os avanços, direitos e propostas de fortalecimento da carreira

07/11/2025 às 16h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Arquivo - Tribuna Hoje News
Arquivo - Tribuna Hoje News

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe, na próxima terça-feira (11), a Etapa Sul da II Conferência Nacional da Polícia Penal. O evento será realizado no Plenarinho da Casa de Leis, a partir das 9 horas, e é organizado pelo Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), pela Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen/Brasil), pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen/PR) e pela Liderança do Governo, comandada pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

“Uma das minhas missões como líder do Governo é mediar as conversas entre as diversas categorias de servidores e o Executivo. E uma das carreiras cujas negociações têm resultado em muitos avanços é a Polícia Penal”, afirmou o parlamentar, ao lembrar que a articulação conjunta possibilitou a criação oficial da Polícia Penal do Paraná, além da implantação do novo plano de cargos e salários, da regularização de promoções pendentes e da garantia do pagamento do auxílio-alimentação aos servidores.

Entre as conquistas da categoria, o deputado destacou a modernização da carreira, que beneficia 2.600 policiais penais da ativa; a redução do tempo de promoção de três para dois anos; a eliminação de limitações por número de vagas; e a possibilidade de atingir o nível mais alto da carreira em 23 anos de exercício. O ingresso na profissão também passará a exigir curso superior. “Parabéns aos policiais penais do Paraná, homens e mulheres que diuturnamente se arriscam em uma atividade que, muitas vezes, passa invisível aos olhos da sociedade”, concluiu.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dia do Policial Penal

O evento ocorre na semana em que se celebra o Dia do Policial Penal, em 13 de novembro. A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Paraná por meio da Lei nº 21.189/2022, de autoria dos deputados Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Requião Filho (PDT), Luciana Rafagnin (PT) e do ex-deputado estadual e atual deputado federal Tadeu Veneri (PT). A homenagem reconhece os profissionais que atuam na segurança e custódia de apenados no estado.

Entre os temas que serão debatidos na Conferência estão pautas nacionais e estaduais, como a Lei Orgânica da Polícia Penal, a Proposta de Emenda à Constituição 18/2025 — conhecida como PEC da Segurança Pública, que busca aprimorar e integrar as forças de segurança em todo o país —, a Emenda Constitucional 103/2019, que trata da paridade e integralidade da aposentadoria policial, além de discussões voltadas à valorização da carreira local.

“O Sindarspen se notabilizou por sempre estar à frente e contribuindo com o fortalecimento do movimento nacional em prol da Polícia Penal, e é com muito orgulho que recepcionamos a Etapa Sul na semana em que comemoramos o Dia do Policial Penal do Paraná”, afirmou a presidente do sindicato, Vanderleia Leite.

Lenium - Criar site de notícias