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Ação do MPPR contra violência sexual em 364 escolas do PR é semifinalista em premiação nacional

Ação do MPPR contra violência sexual em 364 escolas do PR é semifinalista em premiação nacional

22/08/2024 às 09h00 Atualizada em 22/08/2024 às 12h00
Por: Alex Miranda
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MPPR
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O Ministério Público do Paraná está entre os semifinalistas da edição 2024 do Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) com a campanha alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa foi promovida em 2023 e 2024 pela Assessoria de Comunicação e pelo Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, que incentivaram promotores de Justiça a realizarem ações em escolas municipais de todo o estado contra o abuso sexual. Neste ano, o MPPR inscreveu 22 projetos na premiação entre os 651 habilitados em todo o país. 

Durante as ações, promotores de Justiça conversaram com alunos e profissionais da educação sobre como identificar e denunciar a violência sexual, além de reforçar que a instituição está à disposição para atuar diretamente nesses casos, sempre em benefício das crianças e dos adolescentes. Assim como em 2023, também houve na campanha deste ano situações em que alunos revelaram ter sido vítimas de abusos após ouvirem as falas dos integrantes do MPPR.

Esta é a segunda vez que a campanha do 18 de maio participa de uma premiação nacional. Em 2023, conquistou o segundo lugar do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Campanha Institucional de Interesse Público.

Prêmio CNMP

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O Ministério Público do Paraná concorre ao Prêmio CNMP 2024 na categoria “Diálogo com a sociedade”. As cinco iniciativas mais bem pontuadas pela comissão julgadora em cada uma das nove categorias da premiação foram declaradas semifinalistas e seguem para a próxima etapa. A lista com os 45 semifinalistas foi divulgada nesta terça-feira, 21 de agosto. 

Na próxima fase, serão classificadas 27 iniciativas, representando as três primeiras colocadas de cada categoria. A classificação final será revelada na cerimônia de premiação, prevista para o dia 27 de novembro, na sede do CNMP, em Brasília.

Resultados

Somados os resultados das duas edições da campanha, 35 mil alunos e 4.482 professores do Ensino Fundamental da rede pública de 117 municípios do Paraná foram diretamente impactados pelas palestras realizadas por 142 promotores e promotoras de Justiça em 364 escolas. 

Para auxiliar na ação, o Caop e a Assessoria de Comunicação desenvolveram materiais de apoio, como sugestão de roteiro para palestras, slides, vídeo orientativo sobre acolhimento a vítimas, material de apoio com informações para os professores, vídeo lúdico para as crianças, entre outros conteúdos sobre o tema. 

Iniciativas inéditas

A edição de 2024 da campanha do 18 de maio foi marcada por iniciativas inéditas, como a parceria entre o MPPR e a Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Paraná, para a divulgação de conteúdo especial sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O material foi veiculado durante os intervalos dos principais telejornais da emissora no Paraná, com 70 inserções em oito praças (Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa). 

Outra novidade foi a veiculação de vídeos da campanha nos televisores dos ônibus e terminais do transporte coletivo de Curitiba, durante o mês de maio.

A Assessoria de Comunicação desenvolveu ainda uma ação especial para a promoção da campanha, por meio da produção de matérias, conteúdo de rádio e posts para as redes sociais da instituição. Os conteúdos no Instagram contabilizaram quase 255 mil visualizações espontâneas.

Histórico de premiações

Em 2023, a Assessoria de Comunicação foi finalista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, na categoria Atitude, com a campanha Tinha que ser Mulher.

Em 2021, ficou em 3º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com o projeto Entenda Direito, na categoria Relacionamento com a Mídia. 

Em 2020, duas iniciativas alcançaram o 2º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça: o projeto Dia Nacional da Consciência Negra, na categoria Mídia Social, e a Campanha pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, na categoria Campanha Institucional de Interesse Público.

Em 2019, a Campanha do Agasalho do MPPR também conquistou o 2º lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna, e em 2018 o MPPR foi o vencedor na categoria Comunicação Interna com o projeto Whats do MPPR.

Em 2018, os programas MP no Rádio e MP Responde ficaram em 2º lugar no Prêmio CNMP, na categoria Comunicação e Relacionamento.

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