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Professores e alunos da Escola Maria Augusta Amaral Picelli iniciam nova prática educativa

Professores e alunos da Escola Maria Augusta Amaral Picelli iniciam nova prática educativa

11/09/2024 às 09h00 Atualizada em 11/09/2024 às 12h00
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A Escola Municipal Professora Maria Augusta Amaral Picelli, mais nova unidade da rede municipal de ensino, inaugurada em maio deste ano pelo prefeito Celso Pozzobom após quase 10 anos de obras, iniciou uma nova rodada do Círculo de Construção de Paz, uma prática na qual cada turma da escola realizará três etapas de diálogo conduzido pelas facilitadoras. A primeira etapa aconteceu agora em setembro e as duas próximas ocorrerão nos meses de outubro e novembro.

O trabalho objetiva construir uma educação voltada para a paz, estimulando no cotidiano educacional práticas saudáveis de convivência e de relacionamento que, de fato, propiciem o desenvolvimento humano.

“Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e seus atores (professores, gestores, alunos, funcionários) propiciam às unidades educacionais as práticas de Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz que já acontecem desde 2021, quando a primeira turma de facilitadores do município foi formada”, lembra a coordenadora pedagógica do município, Patrícia Abucarma

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As práticas de Justiça Restaurativa e os círculos de paz tem se mostrado importantes na prevenção de conflitos, facilitando a construção do diálogo que gera o fortalecimento de vínculos entre os grupos de cada escola, “pois nos círculos os envolvidos têm vez e voz”, acrescenta a secretária municipal de Educação, Mauriza Lima Menegasso.

Os círculos trazem uma comunicação não violenta (CNV) que se respalda em honestidade e clareza, dispondo entre os participantes uma atenção respeitosa e empática, “contrapondo a comunicação violenta e reativa que muitas vezes ocorre no cotidiano de nossa sociedade”, reforça.

Os resultados alcançados mostram que a metodologia é o melhor caminho. “Onde prospera o diálogo, a paz, o acolhimento e o respeito, observamos que é gerado sentimento de pertencimento ao local, tornando-o seguro, agradável para todos e propício ao ensino-aprendizagem”, completou a professora Patrícia Abucarma.

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