Com o projeto ‘Horta União: Plantar ação para colher oportunidades’, estudantes da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Municipal Jardim União estão vivendo uma experiência prática e interdisciplinar no cultivo de plantas. A iniciativa conta com o apoio do Programa Agrinho e do Colégio Agrícola e oferece uma abordagem educativa e sensorial ao processo de cultivo.
O projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos alunos, da professora Cibele da Cunha, equipe gestora, funcionários e parceiros da comunidade escolar. Os estudantes começaram escolhendo um local apropriado, próximo à sala de aula, e com a orientação da professora organizaram mudas e sementes para plantar.
O trabalho incluiu o preparo do solo e o plantio das mudas, oferecendo uma significativa experiência sensorial, onde as crianças exploraram o tato, a percepção visual, auditiva e olfativa. A professora Cibele avaliou a importância da iniciativa.
“O projeto Horta União é uma excelente oportunidade para que os alunos vivenciem o cultivo de plantas e aprendam sobre o cuidado com o meio ambiente de forma prática. A criação da horta permitiu que eles experimentem na prática o que aprendem em sala de aula, tornando a educação mais significativa, além de avançar rumo a uma alimentação mais saudável”, resumiu.
Além do trabalho prático os alunos visitaram o Colégio Agrícola de Umuarama, onde puderam aprender mais sobre práticas agrícolas e o impacto positivo da agricultura sustentável. Esta experiência adicional complementou o aprendizado e fortaleceu o entendimento dos alunos sobre o cultivo e o cuidado com o meio ambiente.
A coordenadora educacional da Secretaria de Educação, Patrícia Abucarma, ressaltou os benefícios da iniciativa. “A horta oferece aos alunos uma experiência que complementa o aprendizado teórico. A interação com a natureza e o envolvimento no cultivo ajudam a desenvolver um maior senso de responsabilidade e consciência ambiental”, afirmou.
A secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, destacou que “iniciativas como esta são fundamentais para a formação integral dos alunos”, disse. “Elas proporcionam uma conexão prática com o meio ambiente e promovem um aprendizado interdisciplinar, estimulando atitudes responsáveis e sustentáveis”, acrescentou.
O projeto demonstra como práticas educacionais interdisciplinares, apoiadas por parceiros comunitários, podem enriquecer o processo de aprendizagem e fomentar uma maior compreensão e valorização do cultivo sustentável e da preservação ambiental.
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