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Trabalhos de Umuarama são destaque em encontro de educação integral em Chapecó, SC

Trabalhos de Umuarama são destaque em encontro de educação integral em Chapecó, SC

12/10/2024 às 11h00 Atualizada em 12/10/2024 às 14h00
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Umuarama foi representada no 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul do país (Eprei-Sul), realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), na última quinta (10) e na última sexta-feira (11). A secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, junto com a coordenadora pedagógica Patrícia Abucarma e a coordenadora geral da secretaria, Elisângela Reis, participaram com dois trabalhos inscritos, que foram muito bem recebidos pelos participantes.

O encontro faz parte do compromisso nacional pela escola de tempo integral. Umuarama conta com quatro unidades escolares que oferecem esta modalidade de ensino – as escolas Evangélica, Maria Augusta Amaral Picelli e Tempo Integral, na cidade, e também a Escola Municipal Carlos Gomes, no distrito de Santa Eliza.

Com o tema ‘Tecendo o pensar e o fazer: práticas e reflexões na construção da escola em tempo integral’, o encontro foi organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, no âmbito do programa de formação continuada para profissionais da educação básica na perspectiva da educação integral em tempo integral, e pelo Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina.

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Com o tema, o evento pretende estimular o público-alvo a concretizar o ‘inédito viável’, como se referia Paulo Freire, nas redes de educação pública e integral de municípios e Estados. Os objetivos são melhorar políticas de educação integral, conectando teoria e prática; estimular a produção científica sobre a modalidade em grupos de pesquisa e programas de pós-graduação e acompanhar o Programa Escola em Tempo Integral na Região Sul.

“Além disso, o encontro também permite aos participantes cooperar com o acompanhamento das políticas de educação integral nos municípios e Estados por meio do incentivo à criação de comitês territoriais de educação integral”, lembrou Mauriza Lima.

A secretária e as coordenadoras da Secretaria de Educação de Umuarama expuseram os trabalhos ‘Práticas Pedagógicas na Educação Integral – Robótica no currículo das escolas integrais da rede municipal de ensino de Umuarama’ e também ‘Política de Educação Integral na Rede Municipal de Umuarama – Princípios e Desafios’, onde abordam os pressupostos históricos e legais que nortearam a construção da política de educação em tempo integral no município e também as práticas pedagógicas realizadas a partir da robótica nas escolas integrais da cidade.

“Inserimos a robótica no currículo da base diversificada das escolas de tempo integral de Umuarama a partir de 2023, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano de três unidades educacionais – uma em área distrital e duas na zona urbana”, lembra a secretária Mauriza, que assina a pesquisa ao lado dos professores Patrícia Abucarma, Elisangela Reis, Dayane Horwat Oliveira e Vinícius de Barros Cerezuela.

O trabalho apresentado em Chapecó traz uma pesquisa completa sobre o processo, que tomou como fonte as práticas pedagógicas de 18 turmas da rede municipal de Umuarama. “O ensino de robótica é dividido em 20 encontros anuais que se desdobram em aulas semanais que permitem uma aprendizagem ativa e multidisciplinar, estimulando o desenvolvimento intelectual integral dos nossos alunos”, completou.

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