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Sistema de gestão de fluxo do PA 24h serve de modelo para UPA de Campo Mourão

Sistema de gestão de fluxo do PA 24h serve de modelo para UPA de Campo Mourão

30/11/2024 às 10h45 Atualizada em 30/11/2024 às 13h45
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

O Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia recebeu nesta semana a visita de alguns gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos Mourão, para troca de experiências positivas e de informações sobre o funcionamento do IDS Saúde, um sistema de gerenciamento usado em secretarias de Saúde, UPAs, laboratórios, farmácias públicas e consórcios de saúde para organizar, agilizar e detalhar o atendimento aos usuários e à própria equipe funcional.

O sistema, que possibilita processos mais otimizados, com informações integradas e transferidas automaticamente aos programas oficiais do Ministério da Saúde, além de outras vantagens dentro na prestação dos serviços de saúde, está sendo implantado em Campo Mourão e a equipe veio conhecer o seu funcionamento na prática, para obter maior eficiência.

“Temos o sistema implantado aqui em Umuarama, na nossa unidade, e utilizamos 100% dos recursos que ele oferece. Por isso, eles pediram essa visita técnica para utilizar nossos procedimentos como modelo lá em Campo Mourão. O pessoal vai utilizar a nossa experiência e conhecimentos sobre o IDS como base para aperfeiçoar a sua utilização”, explicou a coordenadora do PA 24h de Umuarama, enfermeira Cintia Braga.

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A equipe local compartilhou os protocolos de atendimentos, métodos de divisão de escalas e organização de fluxo para que os gestores de Campo Mourão possam implantá-los na rotina deles da UPA daquela cidade.

“Essa troca de experiência foi muito produtiva para ambos os lados, pois nossa intenção é tornar o Pronto Atendimento cada vez mais um ponto de referência para outros municípios, com foco na qualidade de atendimento, agilidade e resolutividade”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Edson Souza, que também acompanhou a visita.

O secretário lembrou que a utilização do IDS diminuiu bastante o tempo de espera dos pacientes, tanto no setor de triagem quanto na consulta médica. “As equipes passaram o dia todo tendo essa experiência e trocaram informações importantes para o crescimento de ambas as unidades”, completou.

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