18°C 22°C
Umuarama, PR
Publicidade

Agentes Comunitários de Saúde são treinados para acompanhar pacientes hipertensos

No curso, adquiriram conhecimentos sobre aferição da pressão arterial, fatores de risco e uso de medicamentos

07/04/2025 às 10h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos em enfermagem da Atenção Primária em Saúde (APS) receberam treinamento sobre hipertensão, no anfiteatro da Prefeitura. Os participantes foram orientados sobre como realizar a classificação da hipertensão arterial, diagnóstico e tratamento, entre outros fatores, em palestra com o professor Emerson Luiz Botelho Lourenço, da Universidade Paranaense (Unipar).

No curso, os agentes adquiriram conhecimentos sobre tipos de aparelhos utilizados para verificar a pressão arterial, fatores de risco que promovem o agravo da hipertensão e seus diferentes tipos, riscos do uso de medicamentos que podem elevar a pressão, a importância de um diagnóstico clínico para o tratamento da doença e o papel da equipe multidisciplinar, além do uso de plantas medicinais com atividade etno farmacológica no controle de doenças cardiovasculares.

“É gratificante contribuir com a Secretaria de Saúde de Umuarama, onde trabalhei orientando alunos de graduação dos cursos de saúde, nas unidades básicas. Poder colaborar com os agentes comunitários é uma alegria, pois consigo sentir a satisfação deles em participar e trocar informações durante a palestra. Como diretor executivo da Fundação Cândido Garcia e professor dos programas de Mestrado e Doutorado da Unipar, fico feliz em poder colaborar”, disse Emerson Lourenço.

Continua após a publicidade
Anúncio

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população. Através das visitas domiciliares e do contato próximo com a comunidade, eles conseguem identificar problemas de saúde, prevenir doenças e encaminhar corretamente os pacientes para unidades de saúde.

VIDA SAUDÁVEL

Esses profissionais são fundamentais para a promoção de uma vida saudável e o bem-estar da comunidade como um todo. “Na palestra do professor Emerson, vimos que é possível tratar a hipertensão de maneira simples, sem tanto sofrimento. Mas para isso é preciso mudar a alimentação, praticar atividade física, emagrecer e tomar a medicação, quando necessário”, disse o coordenador da Central Farmacêutica, Carlos Gabriel Zanata Cardozo.

A hipertensão não é só um número para baixar, é um estilo de vida que é preciso mudar, continua ele. “Tem que se conscientizar e mudar para o resto da vida. Agradecemos ao professor Emerson por nos proporcionar momentos importantes de conhecimento e aprendizado”, completou Carlos Gabriel.

Lenium - Criar site de notícias