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CGU, PF e RF investigam fraude na licitação para a pavimentação da Estrada Boiadeira em Umuarama

CGU, PF e RF investigam fraude na licitação para a pavimentação da Estrada Boiadeira em Umuarama

06/11/2024 às 17h38 Atualizada em 06/11/2024 às 20h38
Por: Alex Miranda
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Operação investiga desvios de recursos em obras de adequação da BR-163/PR e obras de restauração, implantação e pavimentação da BR-487 (Estrada Boiadeira) - Assessoria
Operação investiga desvios de recursos em obras de adequação da BR-163/PR e obras de restauração, implantação e pavimentação da BR-487 (Estrada Boiadeira) - Assessoria

A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu ontem (5) a segunda fase da Operação Rolo Compressor. Trata-se de uma ação parceria com a Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal com o objetivo de apurar irregularidades na aplicação de recursos públicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Paraná, além de crimes em licitações e contratos administrativos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Investigações

A operação foi um desdobramento da primeira fase que aconteceu em 2022, e investiga desvios de recursos em obras de adequação da BR-163/PR (trecho entre Toledo/PR a Marechal Cândido Rondon/PR) e obras de restauração, implantação e pavimentação da BR-487/PR (trecho entre as localidades de Porto Camargo e Serra dos Dourados – distrito de Umuarama).

Os contratos investigados, referentes às obras das BR-163 e BR-487, somam um valor atualizado de R$ 693,8 milhões. O trabalho de auditoria da CGU apontou prejuízo que totalizam R$ 75,8 milhões, além de execução em desacordo com especificações técnicas e Normas do DNIT e da ABNT.

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Com relação à qualidade dos serviços realizados, a CGU identificou problemas nos equipamentos de drenagem e na pavimentação. Nos equipamentos de drenagem, foram constatados assoreamento de bueiros, ruínas de bacias de contenção e valetas. Na pavimentação, foram identificadas patologias precoces como desagregação, “couro de jacaré” (fissura em bloco), “panelas” e trilhas de roda.

Impacto Social

Os desvios de recursos públicos destas obras causam grande prejuízo à população e ao setor produtivo, já que a BR-163 e a BR-487 são importantes rodovias para o Paraná e para o País. As rodovias tem relevância estratégica para o escoamento da produção agrícola e para a integração de regiões e estados brasileiros.

Diligências

Na segunda fase da Operação Rolo Compressor foram cumpridas 54 ordens judiciais de busca e apreensão no Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal, além de bloqueio de bens dos investigados. O trabalho conta com a participação de treze auditores da CGU, cerca de 240 policiais federais e doze auditores da Receita Federal.

No Paraná foram cumpridos 18 mandados de busca em Curitiba, 6 em Londrina, 2 em Rolândia, 6 em Maringá, 1 em Goioerê, 3 em Cascavel, 2 em Guarapuava, 1 em Pato Branco e 4 em Marechal Cândido Rondon.

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