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Patrulha Escolar da Guarda Municipal realizou 159 atendimentos em outubro

Patrulha Escolar da Guarda Municipal realizou 159 atendimentos em outubro

09/11/2024 às 11h00 Atualizada em 09/11/2024 às 14h00
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A Rede Municipal de Ensino de Umuarama possui 44 unidades educacionais – são 23 escolas e 20 CMEIs, mais o EJA). Para garantir a segurança de alunos, professores e de toda a comunidade escolar, foi criada em abril de 2024 a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Umuarama (GMU). De acordo com o relatório de trabalho referente ao mês de setembro, foram realizadas 162 atividades preventivas e de repressão.

O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), Valdecir Capelli, a Patrulha Escolar é um programa especial desenvolvido e realizado pela GMU. “Os agentes são especialmente treinados para atuar na prevenção e na repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades de ensino”, afirma.

Em sete meses de existência a Patrulha Escolar contabiliza 934 ações de proteção da comunidade escolar, como informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Os profissionais atuaram na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar e oferecendo apoio e proteção em situação que possam representar algum tipo de perigo para o cidadão – sejam alunos, pais, equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação”, comenta.

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Conforme o último levantamento, foram realizadas três atividades repressivas – uma autuação de trânsito em frente à escola, um caso de má-conduta e um episódio de fuga da escola. “Já no quadro de ações preventivas, a Patrulha Escolar realizou 159 ações entre visitas, atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar”, observa Rissato.

Uma das ações que têm repercussão positiva entre os alunos são as sessões de bate-papo com os alunos. “Tivemos 16 encontros, todos eles muito produtivos, interativos e tanto alunos quanto professores puderam esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e, o que é melhor, abordamos temas que contribuem para a formação moral de crianças e adolescentes”, registra Rissato.

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