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Procon orienta consumidores para que não caiam em golpes de falsas promoções do Black Friday

Procon orienta consumidores para que não caiam em golpes de falsas promoções do Black Friday

14/11/2024 às 11h00 Atualizada em 14/11/2024 às 14h00
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Todos os anos, no final de novembro, acontecem as promoções chamadas no Brasil de ‘Black Friday’ (Sexta Negra), quando supostamente empresas de todos os ramos anunciam produtos com preços mais atrativos – muitas afirmam chegar ou ultrapassar os 80% de descontos. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, porém, faz um alerta: é preciso prestar muita atenção para não cair em falsas liquidações, também já popularmente conhecidas como ‘Black Fraudes’.

O secretário do Procon, Eduardo Henrique Ceranto, comenta que existem sim empresas que levam a sério a campanha, porém muitas delas primeiro dobram o preço para depois dar desconto de 50%. “Ou seja, o consumidor paga metade do dobro, ficando no elas por ela. Desta forma, nossa recomendação é para que as pessoas não comprem pela euforia, que não se deixem empolgar e façam negócios precipitados que certamente terão prejuízo”, afirma.

Para garantir os direitos e evitar problemas, o Procon de Umuarama preparou uma série de recomendações para que os consumidores possam realizar suas compras com segurança e tranquilidade. “Antes de clicar em ‘comprar’, pare e pense! A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para economizar, mas é preciso pesquisar bastante antes de fechar qualquer negócio. Além disso, com o aumento desenfreado de golpes em ambientes digitais, é necessária a atenção redobrada dos consumidores”, registra.

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Ceranto relata que no período da Black Friday são recorrentes reclamações sobre mudanças de preços em que o estabelecimento aumenta o valor de um produto na véspera para depois oferecer desconto. “Essa prática é considerada publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado caso exista comprovação, por isso, se você [consumidor] registrar a comprovação de propaganda enganosa, procure o Procon”, indica.

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS

O diretor do Procon, Thailison de Souza Neves, relata que o órgão preparou algumas recomendações, como fazer pesquisa antecipada de preços (acompanhar os preços com antecedência), pesquisar se não trata-se de ‘metade do dobro’, obter referências do produto e do vendedor com alguém que já comprou e preferir sites com boa reputação no mercado. “O consumidor pode também consultar sites de reclamações dos Procon’s, além das plataformas Consumidor.gov.br e Reclame Aqui”, recomenda.

O advogado também sugere que, quando localizar o produto que deseja e no preço que considera como ideal, faça um print de todas as páginas da transação, como a propaganda do fornecedor com os detalhes do produto, o prazo de entrega, as condições do pagamento, bem como o comprovante de pagamento, entre outros. “Sempre desconfie de ofertas muito abaixo do padrão de mercado, verifique se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site e se tem um cadeado ativo no canto direito da tela. E, mais ainda: desconfie de formas de pagamento incomuns, como depósito em conta de pessoas físicas ou exigência de pix ou boleto”, esclarece.

SERVIÇO

PROCON UMUARAMA – TIRA-DÚVIDAS SOBRE A BLACK FRIDAY – Av. Presidente Castelo Branco n° 3871 – Zona I-A – Telefone: (44) 3621-5600 – Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h – Liberação de senhas até às 15h30.

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